A Junta de Freguesia de Penamacor, em colaboração com Dulce Simões e Francisco Abreu, promoveu a apresentação da obra “Crónicas de Um Insubmisso”, do Coronel Duran Clemente, no dia 9 de março, no auditório da Escola de Música, situada no Ex-Quartel, numa ação que contou, igualmente, com a colaboração dos penamacorenses José Lopes Nunes/”Jolon” e Manuel Robalo. A mesa ficou composta com a presença de António Joaquim Mendes Ferreira Gil, Presidente da Junta de Freguesia, Dulce Simões, Francisco Abreu, Manuel Robado e do autor do livro, numa apresentação que contou com bastante público.
Manuel Duran Clemente foi um dos mais intervenientes Capitães do Movimento das Forças Armadas que levaram a efeito a Revolução libertadora do 25 de Abril de 1974, faz agora 50 anos. Filho de um Sargento, natural de Capinha, concelho do Fundão, que desempenhou as suas funções militares na então 1ª Companhia Disciplinar de Penamacor, Manuel Duran Clemente sempre manifestou o seu orgulho por nesta pequena Vila beirã ter vivido entre os 4 e os 14 anos e aqui iniciado a sua escolaridade, até ao momento em que ingressou na Academia Militar.
Na introdução que redigiu para esta histórica obra, Dulce Simões escreve que “…importa destacar que o insubmisso capitão de Abril deixa para as gerações futuras o testemunho de uma verdade irrefutável: Vivemos em Democracia porque fizemos uma Revolução”!
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Penamacor é uma obrigação da instituição que dirige apoiar este tipo de iniciativas culturais, referindo que o trabalho das autarquias não se pode limitar a “tapar buracos e arranjar caminhos”. “Vivemos num território do interior em que é muito importante ter os caminhos rurais transitáveis mas temos outras missões e este tipo de apoios é uma delas, sendo também importante na divulgação do território. Quero agradecer ao senhor Coronel ter vindo apresentar o livro a Penamacor”.