O auditório da Junta de Freguesia de Penamacor está a receber, até ao final do mês de setembro, aulas de Português Língua Não Materna. Atualmente, estão cerca de duas dezenas e meia de alunos inscritos nas sessões, destinadas adolescentes e adultos que pretendam aprender a língua Portuguesa como segunda língua e como língua estrangeira, num nível de iniciação.
O curso, que tem Francisco Abreu como docente e que é apoiado pela Junta de Freguesia local, tem aprendizes de nacionalidades tão diversas como a Ucrânia, Israel, Kuwait, Holanda, Áustria, Alemanha, França ou Reino Unido.
As aulas decorrem em sessões de duas turmas, sendo que uma realiza-se às segundas-feiras e quartas-feiras e a outra às terças-feiras e quintas-feiras, no horário compreendido entre as 18:30 e as 20:00. O curso “Aprender Português em Penamacor” encontra-se elaborado segundo uma metodologia de abordagem comunicativa e está ajustado aos princípios do “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas” e ainda segundo a versão portuguesa que o Ministério da Educação português publicou no ano de 2001, através dos Instituto Camões.
De acordo com o “Quadro Referência” para a aprendizagem de Línguas Europeias, os níveis de ensino-aprendizagem correspondem ao A1 e A2.
Além da aprendizagem das noções básicas da Língua Portuguesa, a docência tem insistido ainda na aprendizagem de conceitos importantes para a vida do dia a dia desta diversa comunidade de novos residentes no território do concelho e freguesia de Penamacor, nomeadamente no que se refere à relação com serviços públicos.
Do mesmo modo, o curso tem contribuído para o conhecimento e divulgação de consagrados escritores da Literatura Portuguesa, através da leitura de pequenos e mais simples textos de autores como Eça de Queirós, Miguel Torga, Manuel da Fonseca, Alves Redol, Eugénio de Andrade, Sidónio Muralha, entre alguns outros. Com término no fim deste mês de setembro, existe a possibilidade do curso poder ser renovado passado para uma segunda época no início de março do próximo ano